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Foto do escritorFlávio Amatti Filho

Holocausto Circassiano: O genocídio esquecido do século XIX

Atualizado: 1 de nov. de 2023


Bandeira Circassiana -- Por Octane - Own work, vectorised from File:Circass.gif, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6590591

Por que um genocídio esquecido no Cáucaso é importante nos dias de hoje ?

É o que iremos entender nesse artigo, mas......


O que é GENOCÍDIO?


Definições jurídicas e acadêmicas.


O termo foi criado pelo jurista judeu polonês Raphael Lemkin, em 1943, juntando as palavras génos (do grego γένος = família, tribo ou raça) e -caedere (do latim = matar).



Raphael Lemkin, em 1943 explicando o termo "GENOCIDIO".


Foi criado como um conceito específico para designar crimes que têm como objetivo a eliminação da existência física de grupos nacionais, étnicos, raciais e/ou religiosos ou, Genocídio, é a destruição sistemática de todo ou parte significativa de um grupo racial, étnico, religioso ou cultural de forma deliberada de pessoas motivada por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e, por vezes, sociopolíticas.

O objetivo final do genocídio é o extermínio de todos os indivíduos integrantes de um mesmo grupo humano específico.


Existe controvérsia entre vários estudiosos, quanto ao fato de se designar ou não como genocídio, os assassinatos em massa por motivos políticos, porém, uma coisa é certa; o genocídio é um tipo de limpeza étnica.


Significados jurídico e coloquial


Há uma discrepância entre o significados legal e coloquial da palavra, o que dá origem a mal-entendidos e debates amargos sobre o assunto.

Do ponto de vista legal, o genocídio, seja cometido em tempo de paz ou de guerra, é um crime sob o direito internacional. Tanto a Convenção para a prevenção e a repressão do crime de genocídio, de 1948, quanto o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional (TPI), em 1998, contêm uma definição idêntica:

Artigo II - Na presente Convenção, entende-se por "genocídio" qualquer dos seguintes atos, cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, tal como: A) Assassinato de membros do grupo. B) Dano grave à integridade física ou mental de membros do grupo; C) Submissão intencional do grupo a condições de existência que lhe ocasionem a destruição física total ou parcial; D) Medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo; E) Transferência forçada de menores do grupo para outro grupo.

Na linguagem comum, no entanto, o termo tem um significado diferente:

Destruição metódica de um grupo étnico pela exterminação dos seus indivíduos.

Muitas pessoas usam este segundo significado para qualificar como genocídio determinadas violências que, na realidade, não se encaixam na definição do crime de genocídio, conforme definido internacionalmente.


O primeiro esboço da Convenção incluiu assassinatos de grupos políticos e sociais, mas estas disposições foram removidas num compromisso político e diplomático na sequência de reclamações de alguns países, incluindo a União Soviética, membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.


A URSS argumentou que a definição da Convenção deveria seguir a etimologia do termo e temia uma maior investigação internacional do Grande Expurgo. Outras nações temiam que a inclusão de grupos políticos e sociais na definição de genocídio pudesse provocar intervenções internacionais em suas políticas internas.

Definição de genocídio no Brasil


No Brasil a Lei Nº 2 889, de 1 de outubro de 1956, define o crime de genocídio e determina suas penas. É considerado crime de genocídio:

Art. 1º Quem, com a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como tal: A) Matar membros do grupo; B) Causar lesão grave à integridade física ou mental de membros do grupo; C) Submeter intencionalmente o grupo a condições de existência capazes de ocasionar-lhe a destruição física total ou parcial; D) Adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo; E) Efetuar a transferência forçada de crianças do grupo para outro grupo;

O Código Penal brasileiro em seu Art. 7º sujeita à lei brasileira o crime de genocídio se cometido no estrangeiro, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil e o agente é punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido (ou condenado) no estrangeiro.


Entendido o exposto acima, vamos ao objeto desse artigo.


A CIRCASSIA:


Divisões administrativas revisadas da Circássia em 1860 de acordo com um decreto emitido pelo Parlamento Circassian - By Гвына Юсыф Т. - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=114474400

Circassia ( / s ɜːr ˈ k æ ʃ ə / ; também conhecido como cherkessia em algumas fontes ; adyghe : аыыэ хэ а аыыi , romanizado : advioun ; _ _ _ _ ) foi um país e uma região histórica no norte do Cáucaso ao longo da costa nordeste do Mar Negro. (Vide mapa acima)

Foi conquistado e ocupado pela Rússia durante a Guerra Russo-Circasiana (1763–1864) sendo que, 90% do povo circassiano foram exilados da região ou massacrados no genocídio circassiano.

Os circassianos também dominaram o norte do rio Kuban no início da Idade Média e nos tempos antigos, mas com os ataques do Império Mongol , da Horda Dourada e do Canato da Crimeia , eles foram retirados ao sul do Kuban, da Península de Taman para a Ossétia do Norte e durante a Era Medieval , os senhores circassianos subjugaram e vassalaram os vizinhos Karachay - Balkars e Ossetians.

Já o termo Circássia, também é usado como o nome coletivo dos estados circassianos estabelecidos no território circassiano.


Breve história da Circássia


Legal e internacionalmente, o Tratado de Belgrado de 1739 entre a Áustria e a Turquia previa o reconhecimento da independência da Circássia Oriental ( Kabarda ).


Tanto o Império Russo quanto o Império Otomano o reconheceram, e as grandes potências da época testemunharam o tratado.


O Congresso de Viena realizado no período entre 1814-1815 também estipulou o reconhecimento da independência da Circássia e em 1837, os líderes circassianos enviaram cartas aos países europeus solicitando o reconhecimento legal sendo que depois disso, o Reino Unido reconheceu Circássia.

No entanto, durante a Guerra Russo-Circassiana, o Império Russo não reconheceu a Circássia como uma região independente e a tratou como terra russa sob ocupação rebelde, apesar de não ter controle ou propriedade sobre a região.

Os generais russos se referiam aos circassianos não por seu nome étnico, mas como "montanhistas", "bandidos" e "escória da montanha".
Embora a Circássia seja a pátria original do povo circassiano, hoje a maioria dos circassianos vive no exílio.

Mapa que mostra a Circássia, cercada entre o Império Russo ao norte e o Império Otomano ao sul.

Mapa que mostra toda a realocação circassiana para a Anatólia após o inicio do massacre do seu povo.


Embora pouco conhecidos hoje, os circassianos já foram um povo famoso, celebrado por seu élan militar, aparência física exuberante e resistência à expansão russa.


No século XIX, a “circassofilia” se espalhou da Europa para a América do Norte, onde numerosos escritores expressaram profunda admiração pelos "montanhistas" do leste do Mar Negro.


Manifestação a favor do reconhecimento do genocídio circassiano na Turquia.

Proeminentes antropólogos físicos consideraram os corpos circassianos o apogeu da forma humana.

Promotores e vendedores ambulantes capitalizaram a mania, comercializando uma série de acessórios de beleza circassianos e até mesmo criando falsas “belezas circassianas” para exibir em espetáculos de circo.


Embora sua terra natal montanhosa seja conhecida por sua topografia acidentada e isolada, os circassianos há muito estão bem integrados ao mundo mais amplo.


A Circassia fica em frente a um grande trecho do Mar Negro, uma área que atrai mercadores e colonos do mundo grego e além desde a antiguidade até o final da Idade Média e no início dos tempos modernos, os comerciantes genoveses frequentavam a costa circassiana. Politicamente, a região é geralmente descrita como atrasada, já que os circassianos nunca criaram um estado poderoso próprio. No entanto, eles não eram estranhos à política nos níveis mais altos, tendo governado em grande parte o Império Mameluco do Egito de 1382-1517.



Mesmo após sua derrota para os otomanos, os circassianos continuaram a formar grande parte da elite política do Egito e aparentemente, seu poder chegou ao fim em 1811, quando Mohammad Ali massacrou a maioria dos mamelucos.


E ainda, na História circassiana , os circassianos mais tarde recuperaram importantes posições militares e administrativas egípcias. Vestígios de sua influência no norte da África permanecem até hoje.

Como o poder de Kadafi estava vacilando em 2011, seus agentes procuraram os remanescentes da comunidade circassiana de Misrata, na esperança de reunir seus membros ao regime líbio.


A admiração pela beleza e bravura circassiana no Ocidente foi generalizada durante o Iluminismo.

Crianças circassianas com a tradicional bandeira Circassiana. -- Por Circassian Ensemble - https://www.flickr.com/photos/circassians/22423779624, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47561746

Carne desfiada tradicional de frango circassiano otomano caseiro em molho de noz regado com óleo de noz colorido


Voltaire tinha como certo que os circassianos eram um povo bonito, uma característica que ele relacionou à prática de inoculação de bebês com o vírus da varíola.

A BELEZA CIRCASSIANA NO SÉCULO XIX E A APROPRIAÇÃO CULTURAL DE PT BARNUM


....Os circassianos são pobres, e as suas filhas são lindas, e, na verdade, é nelas que reside principalmente o comércio. Elas fornecem com suas belezas os serralhos do sultão turco, da Persian Sophy, e de todos aqueles que são ricos o suficiente para comprar e manter tal mercadoria preciosa. Essas moças são muito honrosas e virtuosamente instruídas em como agradar e acariciar os homens, são ensinadas a fazer uma dança muito educada e feminina, e aumentam, com artifícios voluptuosos, os prazeres de seus senhores desdenhosos para quem elas são enviadas. Essas criaturas infelizes repetem as lições para suas mães, da mesma maneira como as pequenas meninas entre nós repetem seu catecismo sem entenderem uma palavra do que dizem2. (VOLTAIRE, 1697-1778, parágrafo 4).....


No século XIX, Johann Friedrich Blumenbach, o fundador da antropologia física, inventou o conceito de “raça caucasiana” em parte em referência aos circassianos.

Ele avaliava que os povos do Cáucaso, particularmente os circassianos e os georgianos, representavam algo próximo da forma humana ideal, tendo “degenerado” menos que outros desde a criação.

Os primeiros antropólogos procuraram, assim, elevar os europeus, ligando-os aos circassianos em uma categoria racial comum.

A “ circassofilia ” no mundo de língua inglesa costuma datar da Guerra da Criméia (1853-1856), quando os britânicos se aliaram aos circassianos contra o Império Russo, mas relatos de viagens mostram que a atitude tem raízes mais profundas. A admiração pelo povo adyghe decorreu em parte do respeito geral concedido aos povos montanheses independentes que resistiram aos impérios orientais, que por sua vez estava ligado ao desdém que a maioria dos ocidentais sentia pela civilização asiática – e russa.

Ainda assim, a estima concedida aos circassianos em muitas dessas obras foi muito além da norma. Considere, por exemplo, Edmund Spencer em Travels in Circassia, Krim Tatary, Etc. , (1836):

Foi também a primeira vez que viu os circassianos se misturando amigavelmente com os soldados russos; e certamente um contraste mais marcante do que as duas pessoas apresentadas, tanto na aparência física quanto na expressão moral, é impossível conceber. Aquele, com formas simétricas e feições clássicas, parecia respirar estátuas da Grécia imortal; o outro, de aparência grosseira, baixo e membros grossos, parecia uma raça inferior de seres.

Mas se a linha de demarcação física era ampla, a moral era ainda mais ampla. O alpinista, livre como a águia voando, andava e se movia, como se orgulhosamente consciente de sua independência, com uma destemida autoconfiança não isenta de escárnio, que ninguém, a não ser um filho da liberdade, poderia exibir em seu porte.

Tanto a reputação circassiana de beleza quanto sua herança de deter o poder político fora de sua terra natal, decorrem em parte, de seu curioso nicho na economia política do Oriente Médio.

Os circassianos, para sermos francos, especializaram-se em fornecer escravos de elite para os poderosos estados do mundo mediterrâneo oriental.

Os mamelucos , que significam literalmente “escravos”, eram homens recrutados em servidão para servir como combatentes de elite, mas que mais tarde viraram a mesa e assumiram o controle do próprio estado, após o que continuaram a reabastecer suas próprias fileiras importando escravos de sua terra natal.
Os circassianos não eram de forma alguma os únicos soldados mamelucos do mundo muçulmano, mas eram o grupo dominante no Egito por um longo período de tempo.

As mulheres circassianas eram igualmente conhecidas como escravas de alto status, particularmente no Império Otomano.


Muitas, é claro, não alcançaram uma posição elevada, e a opressão que poderiam experimentar era provavelmente extrema, mas muitas mulheres circassianas acabaram no harém imperial, como as Hatuns (Esposas do Sultão), em um centro de influência política real.


Aqueles cujos filhos se tornaram sultões podiam exercer um poder substancial em seus próprios direitos. Além disso, as esposas circassianas de elite não se limitavam à família imperial. Como escreve Reina Lewis : “Em 1870, Sir Henry Elliot, o embaixador britânico em Istambul, percebeu como poderia ser indelicado levantar o assunto da escravidão circassiana, já que a esposa circassiana do grão-vizir havia sido escrava e as esposas também. de muitos outros oficiais importantes” .


As razões para a intensa participação de Circássia no comércio de escravos são debatidas, visto que alguns escritores enfatizam a pobreza, aglomeração e profundas divisões de classe da região, que obrigaram os pobres a vender seus filhos.


Outros respondem que o comércio era amplamente voluntário: “parece que as empregadas raramente eram forçadas à escravidão; em vez disso, elas mesmas optavam por entrar nesse estado por boa vontade. Eles foram atraídos por histórias de opulência e luxo nos haréns, nos quais sua beleza lendária era valorizada.”


O historiador Charles King, em sua envolvente história do Mar Negro, relata um episódio em que seis escravas em um navio de transporte interceptado por um navio de guerra russo recusaram a libertação, preferindo arriscar-se nos mercados de escravos de Istambul.

Quaisquer que sejam seus fatores propulsores, o comércio de escravos influenciou profundamente as relações sociais na Circássia.

De acordo com o escritor britânico John Longwort (em A Year Among the Circassians [1840]), os plebeus eram frequentemente avaliados descaradamente em termos de avaliação de mercado e quando você ouve falar que eles são tão altos, ou valem tantas bolsas, você naturalmente conclui que eles são gado sendo falado. Um circassiano tem noções originais sobre o assunto: tanto os homens quanto as mulheres têm seu valor como propriedade.


Comerciante aristocrático (representante do Grande Sharif) com seu escravo circassiano. Atlas fotográfico de Meca, Haia, 1888-1889. Tirada em 1886-1887Por C. Snouck Hurgronje or al-Sayyid ʻAbd al-Ghaffār - "Vornehmer Kaufmann (Bevollmächtigter des Großscherifs) mit seinem cirkassischen Sklaven". Bilderatlas zu Mekka, Haag, 1888-1889. Digitized on Qatar Digital Library, OGL v1.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=72074102

Giulio Rosati, Inspeção dos Recém Chegados, 1858-1917 (belezas circassianas)

A bela mulher circassiana estereotipada tinha cabelos escuros luxuriantes justapostos contra a pele lisa e pálida. Como resultado, os produtos para cabelo e pele da marca circassiana passaram a ser amplamente comercializados na Europa e nos Estados Unidos.


Tais conotações chegaram até à gastronomia; o prato chamado “Frango Circassiano” leva esse nome não por seu local de origem, mas por sua textura lisa e cor clara.

No final dos anos 1800, as “belezas circassianas” haviam se tornado atrações de circo nos Estados Unidos; tais “performers” não eram do Cáucaso, mas sim mulheres locais de tez clara que tingiam o cabelo e depois o provocavam e penteavam em elaborados halos.
Charles King novamente fornece uma visão (em The Ghosts of Freedom , pp. 138-140), observando que o próprio Phineas T. Barnum assumiu o crédito por “introduzir os circassianos na cultura popular americana”. O apelo, mostra King, era principalmente erótico, já que as chamadas Belezas Circassianas contavam para a multidão os “aguilhões e exames” que haviam experimentado “no bazar de escravos”. A origem de seu penteado é menos clara; King sugere que pode ter sido derivado dos “chapéus altos e felpudos” usados ​​pelos homens do Cáucaso, ou de uma tentativa de “africanizar” – e assim sexualizar ainda mais – esse povo caucasiano por excelência. O que está claro é que os comerciantes ocidentais de temas circassianos muitas vezes não tinham ideia do que estavam vendendo, como fica evidente no pôster francês “Koringa” reproduzido aqui.

LÍNGUA CIRCASSIANA - Uma esquecida língua europeia


RELIGIÕES NA CIRCÁSSIA:

Judaísmo

Algumas tribos circassianas escolheram o judaísmo no passado como resultado do assentamento de aproximadamente 20 mil judeus na Circássia do século VIII, juntamente com as relações estabelecidas com o turco-judaico Khazar Khaganate.

Embora o judaísmo na Circássia eventualmente tenha se assimilado ao cristianismo e ao islamismo, a influência judaica na cultura e na língua circassiana permaneceu.

Cristianismo

É tradição da igreja primitiva que o cristianismo fez sua primeira aparição na Circássia no século I AEC por meio das viagens e pregações do apóstolo André , mas a história registrada sugere que, como resultado da influência grega e bizantina , o cristianismo espalhou-se pela Circássia entre os séculos III e V AEC.

A difusão da fé católica só foi possível com a conquista latina de Constantinoplapelos cruzados e o estabelecimento do estado latino. A religião católica foi adotada pelos circassianos seguindo Farzakht, figura ilustre que muito contribuiu para a difusão desta religião em seu país. O papa enviou-lhe uma carta em 1333 agradecendo-lhe o esforço, como sinal de gratidão. Para os circassianos, a personalidade mais importante e atraente em todos os ensinamentos cristãos era a personalidade de São Jorge . Eles viram nele a personificação de todas as virtudes respeitadas no Cáucaso. Seu nome em circassiano é "Aushe-Gerge".

O cristianismo na Circássia experimentou seu colapso final no século 18, quando todos os circassianos aceitaram o Islã.

Os ex-padres ingressaram na nobreza circassiana e receberam o nome de "shogene" (professor) e com o tempo esse nome se tornou um sobrenome.

Islã

Uma pequena comunidade muçulmana na Circássia sempre existiu desde a Idade Média, mas a disseminação do Islã ocorreu depois de 1717.

Pregadores sufi itinerantes e a crescente ameaça de uma invasão da Rússia ajudaram a acelerar a disseminação do Islã na Circássia.

Estudiosos circassianos educados no Império Otomano impulsionaram a propagação do Islã


Além de suas características físicas inatas, a postura e o porte também desempenhavam um papel importante na reputação de beleza dos circassianos. Como confirmam vários vídeos na internet, os dançarinos circassianos normalmente mantêm seus corpos de maneira surpreendentemente ereta. John Longwort notou a mesma característica na vida cotidiana enquanto peregrinava pela região no início do século XIX.



O conjunto de Folclore Circassiano (Islâmico) da República de Adygheya em sua festa em Maikop (A Capital) - (tipo próprio: grupo de pessoas fotografadas em locais públicos) - Por ShapsougSochi1864 - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12749199

Como ele escreveu sobre uma mulher local: “Ela era alta e bem, embora ligeiramente, bem torneada e se mantinha, como todos os circassianos, homens ou mulheres, muito ereta”.



Como os circassianos procuram manter sua identidade e levar sua situação ao conhecimento global, os modos tradicionais de dança e vestimenta circassiana são cada vez mais cultivados e divulgados na internet. Os artistas gráficos também estão desenvolvendo temas e motivos circassianos visualmente cativantes.


Emblema dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014


Em 2014, a estância russa de Sochi sediou os Jogos Olímpicos de Inverno, mas os 700,000-900,000 Circassianos vivendo na Rússia ou na diáspora estiveram tentando o seu melhor para evitar que o país sediassem seus jogos Olímpicos em paz.


O povo Circassiano demanda que o governo russo reconheça o Muhajir (Genocídio Circassiano) do século 19 , onde cerca de 90 por cento da população local Circassiana foi morta ou deslocada pelo Czar Alexandre II.


CITAÇÕES SOBRE O PROTESTO AO EVENTO:


O problema é ainda mais grave considerando que Sochi é o local exato onde ocorreu um dos piores episódios do genocídio, como Dina Tlisova, do blog Mass Communications WHS [Comunicação de Massa WHS], relata:


Outros, como os circassianos se opuseram à Olimpíada porque o lugar principal, chamado Vale Vermelho foi onde o genocídio circassiano teve lugar em 1864 e 97% dos circassianos foram mortos e deportados para o Império Otomano, Síria, Jordânia e outros países.
Os túmulos de soldados mortos que foram enterrados perto do lugar são demolidos e escavados para serem substituídos por parques de diversões. Oficialmente, a Rússia não reconhece o genocídio circassiano, assim, a questão não recebe atenção suficiente.


Citação original:

Others, like the Circassians oppose the Olympics because the main place, called the Red Valley was where the CIrcassian Genocide took place in 1864 and 97% of the Circassians were killed and deported to the Ottoman Empire, Syria, Jordan and other countries. The graves of dead soldiers that were buried near the place are bulldozed and dug out to be replaced by amusement parks. Officially, Russia did not recognize the Circassian Genocide, thus the issue does not receive enough attention.

Martim W Lewis, do blog GeoCurrents.info, acrescenta mais informações sobre o genocídio:


Tendo lutado contra os circassianos por cerca de um século, os líderes da Rússia decidiram expulsar a população. Entre 80 e 90 por cento do circassianos foram forçados a sair; a maioria encontrou refúgio no Império Otomano, mas quase a metade morreu no processo. Hoje a população Circassian na Rússia se recuperou e hoje somam cerca de 900.000. Na Turquia, entre dois e quatro milhões de pessoas são de ascendência circassiana, e a comunidade circassiana na Jordânia soma cerca de 150.000. É duvidoso, porém, se a cultura circassiana pode sobreviver fora de sua terra natal no Cáucaso.

Citação original:


Having fought the Circassians for roughly a century, Russia’s leaders decided to expel the population. Some 80 to 90 percent of the Circassians were forced out; most found refuge in the Ottoman Empire, but nearly half died in the process. Today the Circassian population in Russia has recovered to number some 900,000. In Turkey, roughly two to four million people are of Circassian descent, and the Circassian community in Jordan numbers about 150,000. It is doubtful, however, whether Circassian culture can survive outside of the Caucasian homeland

Imagem de Sochi vista do espaço, mostrando a localização do parque olímpico e locais de esqui -- By from http://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/view.php?id=83086, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=48277811

Panoramic view of the Sochi Olympic Park -- By Atos International, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31252831

ladimir Putin with George W. Bush and Laura Bush examining the models of the Olympic facilities for Sochi, April 2008 -- By Kremlin.ru, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5443766

BONUS : O EXILIO CIRCASSIANO - IMAGENS REAIS


AINDA SOBRE SOCHI E OS PROTESTOS


Foto aérea do canteiro de obras dos Jogos Olímpicos de 2014 na costa de Sochi em agosto de 2013. Observe a proximidade das montanhas além. Essas instalações foram construídas, em parte, em terras criadas artificialmente


Aninhada entre o Mar Negro e as íngremes encostas montanhosas do Cáucaso, a cidade de Sochi e sua área circundante ocupam uma parte crítica da ponte terrestre do Cáucaso que liga a Europa ao Oriente Próximo.



Ironicamente, os primeiros Jogos de Inverno da Rússia FORAM realizados em uma das áreas mais quentes do país: a Grande Cordilheira do Cáucaso, que flanqueia Sochi, a leste, protege a região das massas de ar frio do norte enquanto retém a umidade do Mar Negro, dando à cidade um clima úmido e subtropical.


Apesar de compartilhar uma latitude com Toronto, o inverno em Sochi é curto, ameno e úmido, com temperaturas médias em torno de 42F em janeiro, raramente caindo abaixo de zero, mesmo à noite. O verão se estende do início de maio a meados de outubro, com relativamente poucos dias nublados.


As temperaturas médias de julho e agosto variam de 77-84F. As águas minerais da região de Sochi têm sido reverenciadas por suas propriedades de saúde, enquanto as altas montanhas circundantes oferecem alguns dos melhores esquis da Rússia, apesar do relativo calor da própria cidade.

Hoje, quase metade dos residentes de Sochi estão empregados nas indústrias de saúde, lazer, esporte ou hospitalidade.


CURIOSIDADE : História Inicial de Sochi


Escavações arqueológicas na área de Sochi revelaram restos de neandertais e ferramentas da idade da pedra que datam de 70.000 AEC.


A costa oriental do Mar Negro era conhecida pelos gregos antigos como Cólquida, onde Jasão e os Argonautas navegaram em sua busca pelo mítico Tosão de Ouro. Comerciantes gregos visitaram a área já no século VI AEC, trocando bens de luxo por escravos. Historiadores gregos e romanos notaram que a região era controlada por um agrupamento frouxo de várias tribos chamadas Heniochi, que significa "cocheiros". Em A Geografia, escrito em 100 EC, o geógrafo e filósofo grego Estrabão descreve uma tribo de temíveis invasores do mar chamados Zygii. Os historiadores de hoje sabem que os Zygii resistiram à pressão externa dos sármatas, khazares e alanos, e eram apenas nominalmente subservientes aos romanos, mantendo relativa independência até uma invasão devastadora pelos hunos em 371 EC.

Foi também por volta de 400 EC que os missionários cristãos chegaram pela primeira vez da Grécia bizantina. A atividade missionária foi especialmente fervorosa sob o imperador bizantino Justiniano em meados do século VI. Os esforços bizantinos foram amplamente bem-sucedidos, pelo menos entre a classe dominante zygiiana, como pode ser atestado hoje pelas ruínas de uma catedral ortodoxa oriental do século 11 no subúrbio de Loo, em Sochi. Fortificações militares bizantinas também estão espalhadas por toda a região, indicando um alto grau de influência militar bizantina também.

Durante o século 13, fontes armênias, árabes, persas e turcas começaram a usar o nome "circassiano" para se referir aos nativos do noroeste do Cáucaso, e o termo "Ubykh" para se referir especificamente aos habitantes da região de Sochi. Os termos "circassiano" e "Adyghe" - ambos citados pelo explorador Giorgio Interiano em seu diário de viagem de 1502 La vita: & sito de Zichi, chiamiti ciarcassi - ainda estão em uso hoje, embora seu uso tenha variado amplamente ao longo dos séculos seguintes. A mudança de terminologia foi indicativa da mudança de influência do mundo greco-romano-bizantino para novas potências regionais durante a Alta Idade Média.

Na segunda metade do século 13, a costa do Mar Negro, conhecida como fonte de escravos desde os antigos gregos, tornou-se um centro do comércio internacional de escravos sob a direção dos genoveses, que estabeleceram várias colônias na região. Os circassianos lideravam excursões por uma ampla área geográfica para manter esse comércio e vendiam turcos, georgianos, eslavos, bálticos e outros povos como parte de seu comércio. O comércio de escravos permaneceu um eixo da atividade econômica da região até o século 19.


Mapa mostrando a cidade de Sochi e sua localização na costa do Mar Negro

Os mongóis lideraram invasões devastadoras da área no século 13, embora o Cáucaso permanecesse relativamente independente na época.

No século 15, o noroeste do Cáucaso ficou sob influência otomana através de seu estado vizinho cliente dos tártaros da Crimeia.


A capital regional genovesa Caffa foi sitiada por uma força conjunta otomano-crimeana em 1453, no mesmo ano em que Constantinopla caiu para os turcos e, no início do século 16, muitos chefes circassianos estavam nominalmente sob o domínio da Crimeia. Na primeira metade do século 17, a maioria da Circássia havia se convertido ao Islã.

Os otomanos desistiram formalmente de todos os direitos sobre a costa oriental do Mar Negro no Tratado de Adrianópolis de 1829, abrindo o caminho para a expansão russa na região de Sochi. As forças russas encontraram forte resistência dos Ubykh e de outros povos circassianos, que receberam munições e outros apoios dos britânicos.

Em 21 de abril de 1838, a primeira pedra do Forte Alexandria, a base militar que daria origem à moderna cidade de Sochi, foi colocada na foz do rio Sochi. No ano seguinte, foi renomeado Navaginsky - em homenagem a um distinto regimento russo - para evitar confusão com um forte de nome idêntico nas proximidades. Soldados estacionados em Navaginsky lutaram contra ataques Ubykh periódicos até a Guerra da Crimeia em 1854, quando todas as fortificações ao longo da costa leste foram estrategicamente evacuadas para o norte.

Embora a guerra terminasse dois anos depois, as forças russas não recuperaram o controle da região de Sochi até 1864. Os Ubykh estavam entre as últimas pessoas a resistir ao domínio russo no norte do Cáucaso, e a vitória só foi alcançada após a derrota de 1859 do líder islâmico Imam Shamil na frente oriental. O exército russo foi então capaz de lançar uma ofensiva completa contra a resistência circassiana. Em 18 de março de 1864, uma força de cerca de 5.000 guerreiros circassianos foi derrotada no rio Godlik, nos arredores da moderna Sochi.

O Forte Navaginsky foi tomado sem mais resistência no dia seguinte, e o assentamento foi renomeado - pela terceira vez - para Dakhovsky, em homenagem à aldeia natal do destacamento cossaco que entrou pela primeira vez no forte. Os combates terminaram oficialmente em 21 de maio de 1864, quando um desfile de vitória foi realizado na aldeia vizinha de Kbaada sob a supervisão do Grão-Príncipe Mikhail Nikolaevich.

Depois de mais de trinta anos de combates na região de Sochi e mais de cem anos de conflito na região maior, a conquista russa do norte do Cáucaso finalmente chegou ao fim.


A área de Sochi sob o domínio russo


No final da guerra, no que é, sem dúvida, um dos capítulos mais sombrios da história da região, o governo russo iniciou uma campanha deliberada para esvaziar seus territórios recém-adquiridos de seus habitantes nativos. A discussão sobre a questão tornou-se politizada, e uma guerra de palavras continua sobre a natureza exata da campanha.

Para alguns, foi nada menos do que genocídio, ou, no mínimo, limpeza étnica, enquanto outras fontes preferem os termos "exílio", "deportação" ou mesmo "migração". Numerosas testemunhas oculares descreveram aldeões circassianos sendo expulsos de suas casas com pouco ou nenhum aviso, muitas vezes queimando ou enterrando sua propriedade em vez de entregá-la aos russos. Outras fontes documentam a queima de aldeias inteiras e o massacre por atacado de suas populações. O Império Otomano forneceu transporte para aqueles que escolheram buscar refúgio com os otomanos. No entanto, a superlotação, a doença e a fome nos navios tiraram a vida de milhares de circassianos durante a jornada pelo Mar Negro. Aqueles que sobreviveram à viagem encontraram os otomanos em declínio mal equipados para lidar com o súbito afluxo de refugiados, e muitas vezes viviam em pobreza abjeta. As estimativas do número de vítimas variam consideravelmente; enquanto alguns chegam a vários milhões, a maioria dos historiadores concorda que cerca de 500.000-600.000 circassianos foram forçados a deixar sua terra natal na segunda metade do século 19. As consequências foram especialmente terríveis para os Ubykh, que essencialmente deixaram de existir como povo: Tevfik Esenç, o último falante de sua língua, faleceu em 1992.

Esvaziando a terra de suas populações nativas, o governo russo também iniciou uma política agressiva de reassentamento eslavo. A terra foi oferecida a taxas baixas para arrendamentos de longo prazo, e os colonos foram liberados de vários impostos. Muitos dos primeiros colonos eram os mesmos soldados cossacos que haviam conquistado a terra durante a década de 1860. Embora a doença, especialmente a malária, tenha tirado a vida de muitos, a fronteira sul atraiu uma grande variedade de nacionalidades: gregos e armênios chegaram do Império Otomano e poloneses, alemães e judeus da Europa Central e Oriental. Em 1888, havia 10.000 pessoas vivendo em sessenta assentamentos ao longo da costa. Em 1878, a aldeia deserta de Kbaada foi reocupada por colonos gregos, que rebatizaram a área, em russo, Krasnaya Polyana ("Glada Vermelha"). Vinte anos depois, a aldeia tornou-se o local do pavilhão de caça pessoal da família real e do retiro de montanha.

O desenvolvimento acelerou rapidamente no final do século, à medida que a construção de linhas ferroviárias e rodoviárias ligava a aldeia à Rússia europeia. Em 23 de maio de 1896, Dakhovsky recebeu seu quarto (e último) nome: Sochi, do nome Ubykh para o rio local - "Shatche", ou "Soatshe".

A economia local cresceu, e com ela o assentamento que cercava o forte. Em 1898, com quase 4.000 pessoas, o posto militar avançado foi oficialmente reclassificado como um "assentamento urbano". Naquele mesmo ano, a nova cidade sediou uma comissão especial do governo composta por geólogos, hidrólogos e especialistas médicos russos que determinaram que a região era uma grande promessa como um resort costeiro e sanatório.

A cidade turística recém-batizada rapidamente superou seus primórdios militares. Na véspera da revolução de 1917, mais de 70.000 pessoas viviam na região da Grande Sochi. Cerca de 13.000-14.000 pessoas viviam na cidade propriamente dita, que agora continha quatro hotéis, uma biblioteca, um teatro, uma estação de energia elétrica, o famoso complexo termal "Riviera Caucasiana", bem como várias fábricas que produziam bens como água mineral, salsicha, gelo e tijolos.


Sochi dentro da URSS


No final de janeiro de 1918, formaram-se conselhos operários comunistas – assim como o Exército Voluntário anticomunista. As forças do Exército Branco do general Denikin na Rússia formaram uma aliança de conveniência com as da nova República Democrática da Geórgia, que acabara de proclamar a independência da Rússia. As forças georgianas ocuparam Sochi em 6 de julho com o objetivo de garantir as ligações ferroviárias vitais ao longo da costa do Mar Negro contra os comunistas. As relações entre os aliados relutantes se deterioraram rapidamente, no entanto, e o general Denikin retomou Sochi dos georgianos em 6 de fevereiro de 1919. Em resposta, o governo de Tbilisi começou a apoiar ativamente os partidários de esquerda na região de Sochi, enfraquecendo o domínio de Denikin sobre a área. Na primavera de 1920, no final da Guerra Civil, o Exército Vermelho capturou Sochi.

Na Sochi soviética, a Riviera Caucasiana foi a primeira instituição a ser nacionalizada, reabrindo como um "resort de trabalhadores" em 1921. No início dos anos vinte, cerca de 4.500 cidadãos soviéticos descansavam ou recebiam tratamento na área a cada ano. A partir de 1933, Sochi foi completamente reconstruída ao longo de linhas stalinistas: com novas rodovias e bibliotecas, enormes hotéis de concreto e sanatórios transformaram o horizonte da cidade. A cidade tornou-se uma caixa de areia para o arquiteto favorito de Stalin, Miron Merzhanov, cujos grandes projetos da década de 1930 incluíam uma frondosa residência de verão para o próprio Stalin. Na década de 1940, a cidade recebia 110.000 visitantes por ano. Sochi tornou-se um lugar de descanso para a elite, bem como para as massas, hospedando importantes figuras políticas e culturais soviéticas.


O autor Nikolai Ostrovsky viveu em Sochi de 1928 a 1936 e escreveu seu clássico romance realista socialista Como o aço foi temperado enquanto se recuperava de feridas de guerra em um sanatório de Sochi.

Sochi serviu como o principal hospital militar da União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, a cidade contava com 111 unidades de saúde. Embora os alemães tenham chegado ao Cáucaso em 1942, eles nunca foram capazes de romper e nunca chegaram a Sochi.

O desenvolvimento continuou a um ritmo acelerado. Na década de 1960, a cidade recebia 500.000 visitantes por ano e a maior área de Sochi tinha mais de 100.000 habitantes, com cerca de 90% daqueles dentro dos limites da cidade. Um "plano geral" pós-Stalin para o desenvolvimento da cidade, colocado em prática em 1965, visava quadruplicar as instalações disponíveis para os visitantes durante um período de vinte anos. Este desenvolvimento ajudaria Sochi a quase quadruplicar sua população entre 1959 e 1989. No entanto, por esta altura, as restrições geográficas sobre o desenvolvimento da cidade começaram a tornar-se claras. Assim, a maioria das novas construções continuou ao longo da estreita faixa entre a costa de 145 quilômetros da área e as montanhas do Cáucaso, dando a Sochi o apelido de "a cidade mais longa do mundo".


Sochi Moderna e o preço pelo crescimento e desenvolvimento


O incrível crescimento de Sochi foi alcançado através de um planejamento estatal intensivo, com pouca ou nenhuma atenção dada à lucratividade. Com a perda de consideráveis subsídios estatais, Sochi experimentou um declínio considerável e caiu em desuso, embora continuasse a dominar a indústria do turismo russo ao longo da caótica década de 1990, particularmente porque outros resorts comumente usados sob a União Soviética estavam agora localizados fora da Rússia - em países como Ucrânia e Geórgia. Assim, a população manteve-se relativamente estável mesmo durante o caos econômico das décadas de 1990 e 2000, mesmo registrando algum crescimento geral.


A população de Sochi em 2013 era de 368.000, tornando-se a quinta maior cidade do Mar Negro. Sua popularidade dentro da Rússia continua, com uma pesquisa do final de 2010 revelando que Sochi era o segundo destino de viagem mais popular para os russos dentro do país depois de Moscou, superando até mesmo a "segunda capital" oficial da Rússia, São Petersburgo.


Uma nova era na história de Sochi começou em 4 de julho de 2007, quando a cidade foi escolhida como o local dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Tendo a candidatura sido pessoalmente apoiada por Vladimir Putin, o financiamento da construção maciça de acomodações, instalações desportivas e infraestruturas de transportes está agora a ser realizado pelo Estado, bem como por muitos dos maiores empresários e empresários mais ricos do país.


Vladimir Potanin, chefe do poderoso conglomerado Interros, prometeu um bilhão de rublos (US$ 30,3 bilhões) para a construção do complexo da Vila Olímpica Roza Khutor, e a gigante estatal do petróleo Gazprom contribuiu não apenas com um gasoduto de 160 km para ajudar a alimentar os jogos, mas também com uma segunda vila olímpica e uma estação de esqui. Muitos desses projetos funcionarão com prejuízo, mas os "patronos" de Sochi declaram publicamente que se sentem humildes por terem a oportunidade de cumprir seu dever patriótico. Quando Putin sugeriu diante da mídia russa que uma arena de gelo de US $ 100 milhões construída pelo conglomerado metalúrgico UGMK fosse entregue ao controle federal, o CEO da empresa, Iskander Makhmudov, rapidamente obrigou.


Embora a construção seja uma questão de orgulho nacional agora para a Rússia, também tem sido atormentada por controvérsias e problemas. O custo dos Jogos, por exemplo, aumentou de uma projeção de 2007 de US $ 12 bilhões para uma estimativa atual de US $ 51 bilhões, tornando os Jogos de Sochi as Olimpíadas mais caras da história. A maioria liga a inflação a níveis desenfreados de corrupção – o preço do cascalho na cidade, por exemplo, é 3-4 vezes mais caro do que a média russa, embora algum aumento seja esperado, dado que a demanda na cidade também é descontroladamente elevada e o transporte para a cidade é estrangulado pelas montanhas do Cáucaso.


Um dos projetos mais controversos é a estrada de US $ 9 bilhões e 50 quilômetros que leva do centro da cidade à área alpina, onde a maioria dos eventos ocorrerá, que, foi mostrado, poderia ter sido pavimentada em ouro e ser menos cara.


Os moradores da área também encontraram inúmeras razões para reclamar. Grande parte do canteiro de obras olímpico era oficialmente território subdesenvolvido. No entanto, extraoficialmente, muitas casas foram construídas lá, centenas das quais já foram demolidas. Muitos não receberam compensação. A rápida construção também levou à degradação ambiental.


Os moradores da cidade também foram incomodados por uma incrível questão de construção de estradas, aumento do tráfego e o fechamento de espaços públicos para renovação.


A cidade está inundada com quase 100.000 trabalhadores da construção civil trabalhando em uma cidade de 350.000 habitantes, o que resultou em aumento de preços para quase tudo e infraestrutura tensa em todos os níveis. Os moradores queixam-se do aumento da criminalidade cometida pelos trabalhadores, alguns dos quais são imigrantes ilegais. Os próprios trabalhadores, no entanto, queixaram-se de salários não pagos e abusos nas mãos das empresas de construção e até da polícia da cidade.


As preocupações ambientais também são um grande problema, com a cidade tendo experimentado tudo, desde deslizamentos de terra até o aumento da poluição da água e a resultante redução drástica das populações de peixes desde o início da construção.



PROTESTOS CIRCASSIANOS

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FLAVIO AMATTI FILHO - PESQUISADOR - EQUIPE ARQUEOHISTÓRIA

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FLAVIO AMATTI FILHO












Bibliografia, Fontes e Referencias:


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